18/09/2011 às 18:44:50

Erradicação da miséria no Brasil

Banco Central promete controlar inflação a médio e longo prazo para ajudar nesta questão

Por Agência Brasil

São Paulo – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira (3) que o órgão vai contribuir para a erradicação da miséria no país por meio, principalmente, do controle da inflação no médio e longo prazo.

“O Banco Central pode e irá contribuir com este desafio de erradicar a pobreza extrema”, afirmou Tombini, em um seminário em São Paulo.

“A principal forma de contribuir é exatamente assegurar que a inflação irá se manter baixa no médio e longo prazo”, completou.

Na quinta-feira (2), o governo federal lançou seu programa de erradicação da miséria no país. O objetivo da iniciativa federal é retirar 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

Tombini disse que o controle da inflação é importante para que esse objetivo seja alcançado. Ele afirmou que os mais pobres são os mais prejudicados pela alta de preços.

O presidente do Banco Central disse também, que a inflação baixa é condição para um desenvolvimento sustentável do país em um longo prazo. Segundo ele, nenhum país conseguiu crescer por vários anos seguidos com altas taxas de inflação. Por isso, ele reafirmou que o governo federal está trabalhando para assegurar que o aumento de preços seja moderado.

“A confiança da sociedade e dos agentes econômicos de que a inflação permanecerá baixa é condição necessária para a ampliação dos horizontes de planejamento das famílias, das empresas e do governo”, disse. “Inflação baixa é compromisso deste governo.”

Tombini disse ainda que as perspectivas para economia brasileira são “excelentes”. Segundo ele, as condições econômicas do país devem ser ainda melhores nos próximos anos e isso deve garantir para o país um período de “crescimento ainda mais robusto”.

Deixe seu comentário
Fechar janela




1
Comentários
paulinho
concordo com tudo isso.....e é verdade que temos que contribuir para o futuro do pais e de sua geração..