27/08/2014 às 09:53:12

Projeto Mãos do Bem acontece nesta quinta e sexta-feira

Equipe multidisciplinar da Saúde vai realizar um treinamento direcionado a quem cuida de pessoas acamadas

1

Maila Santos

Navegantes/SC – A programação de aniversário dos 52 anos do município de Navegantes, durante todo o mês de agosto, está contando com entrega de obras em diversas áreas, shows nacionais e desfile comemorativo. Esse ano, uma ação diferenciada está fazendo parte dos festejos e vai atingir também a população que vive acamada. Trata-se do projeto “Mãos do Bem”, em que profissionais da Saúde estarão realizando um treinamento para aquelas pessoas que cuidam de alguém doente. As inscrições estão abertas no Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR).

Conforme a fisioterapeuta responsável pelo projeto, Aline Vieira, nos dias 28 e 29 de agosto, das 13h30 às 18h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), um grupo de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionista, dentistas, psicólogos e assistente social, estarão ministrando um curso direcionado às pessoas denominadas “cuidadoras”.

Ela explica que cada profissional vai orientar na sua área, o dentista por exemplo, vai falar dos cuidados com a higiene bucal, a nutricionista vai ensinar a manipular corretamente os alimentos, os enfermeiros vão falar de higiene corporal e banho, a assistente social vai abordar os direitos e deveres tanto do acamado quanto do cuidador, a fono vai explicar a deglutição e a fala, o médico vai focar da saúde de um modo geral, a equipe da fisioterapia vai orientar nas questões relacionadas à exercícios físicos, como transportar da cama para a cadeira, a psicóloga vai abordar a compreensão e o entendimento do paciente, bem como os seus sentimentos e emoções, enfim, diversos temas relacionados aos cuidados com um pessoa que está vivendo na cama.

Além disso, na ocasião, os Terapeutas da Alegria, da Univali, estarão trabalhando a importância do bom humor e do sorriso com esses pacientes. Também haverá sorteio de brindes, distribuição de camisetas, do material didático e um saboroso coffee break.

O secretário de Saúde, Samuel Paganelli, fala ainda que o curso é direcionado para qualquer pessoa que exerça a função de cuidador, tanto de um familiar, como aqueles que trabalham com isso, e ao final, todos irão receber certificado. “A programação de aniversário está bem variada, e com esse projeto temos certeza que estaremos fazendo com que as pessoas que estão acamadas também se sintam contempladas de alguma forma, e que nosso trabalho consiste em promover cada vez o bem-estar de nossa população”, finaliza o secretário.

Comentários